Stellantis regista um crescimento de 7% nas receitas líquidas do terceiro trimestre de 2023, impulsionado pelo crescimento contínuo das entregas de ano para ano

Stellantis regista um crescimento de 7% nas receitas líquidas do terceiro trimestre de 2023, impulsionado pelo crescimento contínuo das entregas de ano para ano

A Stellantis N.V. continuou a ganhar ímpeto no terceiro trimestre de 2023, apresentando um aumento de 7% em relação ao ano anterior nas receitas líquidas, impulsionado pelo crescimento contínuo das entregas. O “Third Engine”(5) da empresa alcançou um crescimento de receita de 25% em relação ao ano anterior. As vendas globais de BEV aumentaram 37% em relação ao terceiro trimestre de 2022, lideradas pelos seguintes veículos: Jeep® Avenger, Citroën Ami, Peugeot E-208, Fiat Novo 500e e Citroën ë-Berlingo. As principais atividades executadas para alcançar o plano estratégico Dare Forward 2030 incluem:

Care: Numa indústria ainda afetada por perturbações e transformações sem precedentes, a Stellantis e a sua rede de concessionários na Europa reforçaram a sua parceria para melhorar a experiência do cliente e simplificar o seu percurso global. Com a assinatura de mais de 8.000 contratos de venda e 25.000 contratos de pós-venda em 10 países europeus estratégicos, é evidente que a Stellantis e os seus parceiros comerciais partilham os mesmos objetivos no que diz respeito à simplificação, abordagem multimarca, centralização no cliente e garantia de qualidade. A Áustria, a Bélgica, o Luxemburgo e os Países Baixos já adoptaram os novos contratos e o resto da Europa começará a adotar o novo modelo a partir de 2024.

Tech: A Peugeot revelou a primeira aplicação da STLA Medium – a primeira das quatro plataformas globais BEV-by-design da Stellantis – com o novo E-3008, o qual oferece uma autonomia até 700 km, tempo de carregamento, desempenho, eficiência e prazer de condução de referência no seu segmento. A Fiat regressou ao segmento B, liderando o caminho para a mobilidade urbana sustentável com o Novo 600e, o qual possui características de segurança de última geração e uma autonomia elétrica de mais de 400 km (ciclo combinado WLTP(6)) e mais de 600 km (ciclo urbano WLTP(6)) em cidade. A Fiat apresentou também a nova oferta de micro mobilidade Topolino com uma autonomia de 75 km e uma velocidade máxima segura de 45 km/h. A empresa anunciou ainda o início da produção de furgões totalmente elétricos em Ellesmere Port – a primeira fábrica de produção em volume exclusivamente de veículos elétricos do Reino Unido, bem como a primeira fábrica Stellantis do mundo dedicada a veículos elétricos.

O Citroën ë-C3, totalmente elétrico, chegará em breve ao mercado. O primeiro automóvel elétrico europeu acessível, o ë-C3 oferece o melhor conforto da sua classe e uma vida elétrica fácil graças a um conjunto de baterias de 44 kWh que proporciona uma autonomia máxima de 320 km (199 milhas) WLTP(6), a preços líquidos justos em muitos mercados europeus, a partir de 23.300 euros.

A Stellantis celebrou a abertura do seu Battery Technology Center de última geração no complexo Mirafiori em Turim, Itália. O centro melhora as capacidades da empresa para conceber, desenvolver e testar conjuntos de baterias, módulos, células de alta tensão e software para alimentar os futuros veículos das marcas Stellantis.

A empresa continuou a reforçar o seu ecossistema global de eletrificação e a apoiar as suas ambições de neutralidade de carbono: (i) concluir os testes com a Aramco sobre a compatibilidade de 24 famílias de motores para a utilização de eFuels avançados, o que reduzirá as emissões de CO2 de um potencial de 28 milhões de veículos Stellantis atualmente em circulação; (ii) revelar com a Saft o Intelligent Battery Integrated System, que a equipa do projeto pretende disponibilizar comercialmente nos veículos Stellantis antes do final desta década; (iii) anunciar planos para uma sexta gigafábrica a nível global para apoiar o seu ousado plano de eletrificação de garantir aproximadamente 400 GWh de capacidade de bateria; será a segunda instalação a ser construída nos EUA com a Samsung SDI; (iv) investir no projeto Hell’s Kitchen da Controlled Thermal Resources Holdings Inc. para produzir até 300.000 toneladas métricas de equivalente de carbonato de lítio por ano; e (v) concluir a sua aquisição de 33,3% da Symbio, um líder na mobilidade a hidrogénio com zero emissões, para ajudar a garantir a posição de liderança da Stellantis em veículos movidos a hidrogénio.

Value: Para acelerar a transição para os veículos elétricos na América do Norte, a Stellantis e seis grandes fabricantes mundiais de automóveis criarão uma rede de carregamento sem precedentes, instalando pelo menos 30.000 pontos de carregamento de alta potência.

A Stellantis está também a implementar uma estratégia multifacetada concebida para gerir e garantir o fornecimento a longo prazo de microchips vitais, cumprindo os objetivos estabelecidos no Dare Forward 2030. A estratégia da Stellantis combina acordos com fabricantes de chips para semicondutores críticos, aquisição de peças de importância crucial e visibilidade total das necessidades futuras de chips.

A empresa recomprou 500 milhões de euros em ações durante o terceiro trimestre de 2023. Durante os nove meses findos a 30 de setembro de 2023, foram recomprados 1,2 mil milhões de euros em ações. A empresa espera concluir o anunciado Programa de Recompra de Ações 2023 de 1,5 mil milhões de euros durante o quarto trimestre de 2023.

Em outubro de 2023, a empresa anunciou os seus planos para adquirir aproximadamente 20% da Leapmotor por cerca de 1,5 mil milhões de euros e formar a Leapmotor International, uma joint venture 51/49 liderada pela Stellantis com direitos exclusivos para a exportação e venda, bem como o fabrico de produtos Leapmotor fora da Grande China.

Em outubro de 2023, a empresa introduziu o Pro One como a ofensiva estratégica melhorada do seu negócio de veículos comerciais para alcançar a liderança global, abrangendo as ofertas profissionais de seis marcas icónicas da Stellantis – Citroën, FIAT Professional, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall, e para apoiar a realização dos objetivos do plano estratégico Dare Forward 2030.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot