A Stellantis continua a fornecer valor em várias dimensões, registando um forte crescimento e estabelecendo novos recordes em termos de receitas líquidas, AOI e lucro líquido, ao mesmo tempo que promove um impulso transformador e rentável de produtos para veículos eletrificados e definidos por software nas suas 14 marcas icónicas. Apesar do ambiente de negócios desafiador, a Stellantis está a executar com sucesso os seus compromissos Dare Forward 2030 através do foco eficiente e dedicado em três pilares principais:
Care: Conforme reportado no Relatório de Responsabilidade Social Corporativa de 2022, a Stellantis está no bom caminho para cumprir o seu ambicioso compromisso de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2038, com uma compensação percentual de um dígito das emissões restantes. Especificamente, a pegada de carbono global de 2022 foi reduzida em 3,8% em intensidade (toneladas de CO2-eq/veh) em todo o âmbito 1-2-3 por veículo vendido em comparação com 2021. A estratégia de redução de carbono inclui o programa de transformação do local de trabalho “grEEn-campus”, que visa criar espaços de trabalho colaborativos e neutros em termos de carbono, começando por três locais históricos: Poissy, em França, Rüsselsheim, na Alemanha, e Mirafiori, em Itália. A Empresa também continua a criar parcerias estratégicas significativas para apoiar os seus compromissos de zero emissões de carbono, incluindo a aquisição planeada de uma participação de 33,3% na Symbio(5), líder na mobilidade a hidrogénio com emissões zero e o compromisso de estabelecer uma empresa comum com a Galloo para a reciclagem de veículos em fim de vida.
Tech: A eletrificação da gama de produtos da empresa continua a repercutir-se nas vendas globais de BEV e LEV, que aumentaram 24% em relação ao ano anterior, para cerca de 169 000 unidades, e 28% em relação ao ano anterior, para cerca de 315 000 unidades, respetivamente. A Stellantis ocupa atualmente o terceiro lugar nas vendas globais de BEV na UE30 e o segundo lugar no mercado americano de vendas de LEV. Atualmente, o Stellantis tem 25 modelos BEV disponíveis e outros 23 a serem lançados até 2024. Marcando o início de uma nova era de produtos eletrificados, foi revelada a STLA Medium, a primeira plataforma global de BEV de conceção própria para veículos dos segmentos C e D, que oferece a melhor autonomia, eficiência energética, potência incorporada e potência de carregamento da sua classe. Para além de inaugurar a gigafábrica ACC em França, a empresa anunciou recentemente planos para construir uma segunda gigafábrica StarPlus Energy nos EUA em conjunto com a Samsung SDI. A Stellantis Ventures fez 11 investimentos importantes desde a sua fundação em março de 2022, incluindo na inovadora tecnologia de baterias de lítio-enxofre para veículos elétricos da Lyten Inc. que não utiliza níquel, cobalto ou manganês.
A empresa está atualmente a executar uma estratégia multifacetada para garantir a segurança do fornecimento e impulsionar a inovação de componentes críticos necessários para a transição para uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável. Anunciada em junho de 2023, a SiliconAuto, a nova empresa comum com a Foxconn, dedica-se à conceção e venda de uma família de semicondutores automóveis de última geração a partir de 2026.
A Stellantis aumentou recentemente a sua participação estratégica na Archer Aviation e a construção das primeiras instalações de fabrico de aeronaves eVTOL de grande volume do mundo na Geórgia, EUA, está agora em curso.
#anecrarevista #psa #fca #stellantis #atualidade #maismobilidade #anecra