Na altura quando a ciência começou a alertar para as alterações climáticas e os governos a aprovar as primeiras leis para a proteção do clima, a Mewa já estava empenhada em tornar o seu sistema de panos de limpeza ainda mais sustentável. Estamos a falar do início dos anos 1980. A empresa familiar tinha criado a sua própria máxima: A proteção do ambiente tem prioridade face à expansão.
Fornecer panos de limpeza reutilizáveis a empresas industriais e oficinais – foi com base nesta ideia de negócio sustentável que Hermann Gebauer fundou a Mewa em 1908. O princípio é válido até hoje: A Mewa entrega os panos diretamente na fábrica ou na oficina, recolhe-os para lavagem, submete-os a um rigoroso controlo da qualidade e entrega-os novamente. A vantagem para os clientes: panos limpos estão sempre ao alcance para limpar as máquinas e as ferramentas de forma rigorosa e amiga do ambiente. E a logística à volta do pano? Esta é assumida pela Mewa na íntegra, o que alivia o dia-a-dia na fábrica ou na oficina.
Foi no verão de 1980 que a Mewa evidenciou que também é possível expandir de forma sustentável. A empresa abriu em Lauenburg a sua, até à data, maior fábrica na Alemanha, a partir da qual prestou serviços pioneiros a nível de tecnologia de processos e do ambiente. Já nessa altura, os inteligentes sistemas permitiam poupar energia, assim como reutilizar termicamente os resíduos resultantes da lavagem – sobretudo os óleos e as massas lubrificantes dos panos usados – para cobrir parte das necessidades energéticas das linhas de lavagem e de secagem. Desta forma, a fábrica poupava uma grande quantidade de combustível para aquecimento. A Mewa estabeleceu um novo standard na tecnologia ambiental que, a partir daí, foi aumentando com contínuas inovações. Hoje, a empresa familiar, que opera em 24 países da Europa, consegue lavar os panos com um reduzido impacto ambiental: Os processos especiais de lavagem, com um sistema inteligente de dosagem e controlo, têm um impacto 85% menor no ambiente do que os processos domésticos comuns.
Também o pano em si, desde sempre tecido pela própria Mewa, tem sido continuadamente desenvolvido ao longo das décadas. Ficou cada vez mais absorvente, mais estável em termos dimensionais e mais resistente. Atualmente, pode ser lavado e reutilizado até 50 vezes. Mais: Já não há apenas um único pano Mewa. Hoje, a empresa disponibiliza quatro qualidades para as diferentes áreas de aplicação, desde o pano robusto multiúsos até ao pano suave de microfibra para superfícies altamente sensíveis. O que é que os quatro têm em comum? A extrema capacidade de absorção.
O que acontece com os panos no cliente após repetida utilização, ou seja, quando já não conseguem absorver mais lubrificantes, tintas ou massas lubrificantes? Também aqui a Mewa assegura uma solução amiga do ambiente. Os panos utilizados são guardados num contentor de segurança SaCon, com fecho hermético, especialmente desenvolvido para este fim. O contentor de segurança é parte integrante do sistema de panos de limpeza da Mewa e é disponibilizado aos clientes na quantidade necessária. Serve para guardar e transportar os panos sujos em segurança e em conformidade com a legislação.
Conservar os recursos, evitar o desperdício e utilizar o produto durante muito tempo – A ideia de negócio centenária da Mewa é mais atual do que nunca. Pode ser introduzida rápida e facilmente em pequenas e grandes empresas. Assim que os primeiros panos de limpeza são entregues, a limpeza da empresa começa a ser mais sustentável. A partir de agora, as máquinas e as ferramentas são limpas sem produzir grandes quantidades de resíduos contaminantes. Com o sistema Mewa contribui diariamente para a proteção do clima.
#anecrarevista #reciclagem #reparação #ambientes #anecra #atualidade #mewa