Quando faz calor lá fora, não é importante apenas que as pessoas bebam bastante líquido. O próprio veículo também deve ter refrigerante suficiente para regular a temperatura do motor e evitar possíveis danos ao veículo.
No novo vídeo PS Tips, o Parts Specialist Niklas analisa mais de perto esse grupo de produtos e mostra dicas importantes para o manuseio de tanques de expansão.
A gama da DT Spare Parts inclui mais de 70 itens no grupo de produtos de tanque de expansão. Peças complementares, como sensores de nível, plugues, conjuntos de mangueiras, refrigerante e vários tipos de tanques de expansão estão disponíveis no Partner Portal da Diesel Technic. As peças de reposição são aplicáveis às marcas como Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Scania e Volvo.
Todos os produtos da DT Spare Parts são caracterizados pelo melhor design possível e ajuste preciso. Isso simplifica a instalação e garante um desempenho confiável. Como os tanques de expansão são geralmente feitos de polipropileno robusto, eles oferecem máxima confiabilidade e durabilidade.
Quando o refrigerante esquenta, ele se expande. Para evitar que as mangueiras entre o radiador e o motor sejam sobrecarregadas, o refrigerante deslocado é absorvido pelo tanque de expansão e garante que o sistema de arrefecimento funcione de forma ideal. A sobrepressão resultante é aliviada pela válvula de equalização integrada. Assim que a temperatura do refrigerante estiver na temperatura operacional, um leve vácuo será criado no sistema de arrefecimento.
Graças à válvula de equalização, a liberação de picos de pressão na atmosfera pode regular a pressão no sistema. Isso evita danos ao sistema de arrefecimento, por exemplo, sobrecarga de mangueiras, tanques e vedações.
Se o refrigerante precisar ser completado, é importante garantir que o radiador e o motor esfriem completamente antes de abrir a tampa. “Como há sobrepressão no tanque de expansão, a abertura prematura pode deixar que vapores quentes escapem e provoquem graves queimaduras”, explica Niklas. “Depósitos brancos puderem ser vistos no sistema de arrefecimento ou nos componentes conectados indicam que o refrigerante está vazando”, aponta o profissional dos PS. O anticongelante drenado pode ser recarregado no novo tanque de expansão se não houver depósitos visíveis e o nível do refrigerante for suficiente. O anticongelante tem várias funções neste contexto. Primeiro, previne o congelamento em baixas temperaturas e, segundo, lubrifica os componentes internos e os protege da corrosão. A corrosão que se desenvolve no radiador age como uma “lixa líquida”, danifica os componentes de vedação e provoca constrições/bloqueios no sistema de arrefecimento.
Depois de concluídas a instalação e a recarga, realiza-se um teste de vazamento de pressão usando uma bomba manual ou uma conexão de ar comprimido. Vazamentos internos e externos podem ser causados por um radiador, compressor ou junta do cabeçote danificados, por exemplo. “Se o refrigerante e o óleo do motor forem misturados, depósitos leitosos aparecem”, Niklas mostra no vídeo. Como resultado, os dutos no sistema ficam obstruídos ou a película lubrificante no circuito de óleo se rompe, danificando o motor seriamente.
Para perguntas técnicas, os Parts Specialists oferecem suporte com seu HelpDesk: https://www.parts-specialists.com/pt-br/helpdesk.
#anecrarevista #mercadousados #anecra #atualidade #comprarcarro #aftermarket #reparação #aftermarket #dtspareparts #dieseltechnic #partsspecialists