O fabricante de veículos elétricos Tesla está a negociar com a Generalitat de Valência a instalação de uma fábrica de automóveis na região, com um investimento previsto estimado em 5.000 milhões de euros, segundo o jornal Cinco Días.
O investimento superaria o da gigafábrica de células de bateria da PowerCo (Volkswagen) em Sagunt, que é de 4,500 bilhões de euros.
As negociações não estão fechadas “a cem por cento”, mas “muito canalizadas” e foi assinado um contrato que inclui cláusulas de confidencialidade.
Segundo fontes consultadas pela Europa Press, estas conversações começaram há quase um ano e a Tesla é uma das dez multinacionais que o presidente da Generalitat, Ximo Puig, explicou que estavam em conversações com o governo regional para se instalarem na Comunidade Valenciana.
Este investimento juntar-se-ia ao da subsidiária da Volkswagen para construir a sua gigafábrica de células de bateria em Sagunt (Valência), um projeto que estará em curso em 2026 e envolve um investimento de 4.500 milhões de euros.
O objectivo é transformar a Comunidade Valenciana no polo da mobilidade eléctrica sustentável no Sul da Europa, como reiterado em várias ocasiões pelo presidente em exercício da Generalitat.
Neste cluster, avançam-se com marcos como a atribuição da produção de veículos elétricos Ford à Almussafes (Valência) e a presença de empresas como a Stadler.