A Škoda Auto, celebra a produção do seu SUV “três milhões”, um Škoda Kodiaq Sportline preto, que saiu da linha de produção na fábrica de Kvasiny. Depois de a Škoda ter entrado pela primeira vez no segmento dos SUV com o Škoda Yeti em 2009, os veículos tornaram-se rapidamente parte integrante do portefólio do fabricante automóvel checo. Ao longo da sua bem-sucedida campanha SUV, a Škoda apresentou as séries Kodiaq, Karoq e Kamiq, bem como o seu primeiro modelo SUV totalmente elétrico baseado em MEB, o Enyaq. Impulsionados pelo sucesso do Kushaq na Índia, os SUVs agora representam quase metade das entregas globais da Škoda.
Andreas Dick, Membro do Conselho de Produção e Logística da Škoda Auto, afirma: “Produzir três milhões de SUV desde 2009 é uma conquista fantástica para toda a nossa equipa. Este marco destaca a evolução das preferências dos nossos clientes e a nossa flexibilidade na satisfação das suas necessidades. Hoje, quase 50% dos veículos que entregamos são SUVs. A nossa missão é clara: estamos totalmente empenhados em eletrificar a nossa gama de SUV e adaptar as nossas instalações de produção. Desafio aceite!”
Na República Checa, a Škoda fabrica o Kamiq, o Enyaq e o Enyaq Coupé nas instalações de Mladá Boleslav, enquanto o Karoq e o Kodiaq saem da linha de produção em Kvasiny. Além disso, o fabricante produz os seus modelos SUV na China, Índia, Ucrânia e Eslováquia.
The Yeti: o primeiro modelo SUV da Škoda
Em 2009, a Škoda Auto lançou aquela que era então a sua quinta série de modelos – o Yeti. O primeiro SUV do fabricante checo, era compacto e ostentava características típicas de SUV, com uma posição elevada e espaço, complementados por recursos Simply Clever, como bancos traseiros VarioFlex. Com mais de 684.000 unidades produzidas, a produção do Yeti terminou em 2018. O seu sucesso lançou as bases para a abrangente campanha de SUV da Škoda.
O Kodiaq: Pioneiro na campanha SUV e antecipação da próxima geração
O Kodiaq foi lançado mundialmente em setembro de 2016. O Kodiaq RS, apresentado no outono de 2018, foi o primeiro SUV da família desportiva Škoda RS. Até à data, foram produzidas mais de 841.000 unidades daquele que é o maior SUV da marca. Nas próximas semanas, a Škoda está pronta para revelar a segunda geração do Kodiaq, que contará com uma variante híbrida plug-in com uma autonomia elétrica superior a 100 quilómetros.
Škoda Karoq: Acelerar a campanha dos SUV
Em 2017, a Škoda apresentou o Karoq como o segundo modelo da sua gama de SUV. Este modelo compacto rapidamente se tornou uma pedra angular do portfólio atual da Škoda, com mais de 705.000 unidades produzidas. Em 2021, o Karoq estava disponível em 60 países e ocupava o terceiro lugar em termos de entregas totais, depois do Octavia mais vendido e do SUV de cidade: Kamiq. A atualização de 2022, introduziu uma linguagem de design mais refinada e incorporou materiais sustentáveis.
Škoda Kamiq: A entrada no segmento de SUV’s urbanos
Com o Kamiq, a Škoda adicionou à sua gama uma série de SUV no segmento de SUV’s urbanos que se encontrava em rápido crescimento. Desde o seu lançamento em 2019, saíram da linha de produção mais de 537.000 unidades do Kamiq, incluindo o Kamiq GT na China. Este sucesso posicionou-o como o SUV mais vendido da Škoda em 2021 e 2022. Em agosto, a Škoda apresentou versões atualizadas do Kamiq, com melhorias no design, segurança e conetividade.
O Enyaq e o Enyaq Coupé: A era elétrica num SUV
Em setembro de 2020, a Škoda Auto marcou um momento crucial na sua estratégia de mobilidade elétrica ao lançar o Enyaq, o seu primeiro modelo de produção baseado na plataforma modular de elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen. Em janeiro de 2022, o Enyaq Coupé foi apresentado, ostentando um design emotivo, estética esportiva e um interior espaçoso. Até à data, mais de 166.000 unidades do Enyaq e Enyaq Coupé foram produzidas na fábrica de Mladá Boleslav.
O Kushaq: Made in India para a Índia
Apresentado em 2021, o Škoda Kushaq é o primeiro modelo fabricado localmente pela marca na Índia. Com cerca de 64.000 unidades produzidas desde o seu lançamento, o Kushaq sublinha o compromisso da Škoda com o mercado indiano. Aproveitando as sinergias existentes para mercados dinâmicos em crescimento, os primeiros veículos Kushaq da fábrica de Pune serão exportados para o Vietname como unidades CKD (Completely Knocked Down), com montagem final prevista para montagem a partir do segundo semestre de 2024.
Trekka: o precursor da Škoda
O versátil Trekka, apresentado em 1966, é o precursor dos atuais modelos SUV da Škoda. Desenvolvido em colaboração com um importador local da Škoda e outras empresas sediadas na Nova Zelândia, foi distinguido como o primeiro veículo totalmente concebido e fabricado na Nova Zelândia. Foram enviados para montagem na Nova Zelândia kits técnicos de Mladá Boleslav, incluindo motores e transmissões. Em 1972, a fábrica Ōtāhuhu tinha produzido cerca de 3.000 unidades do Trekka.
#anecrarevista #volkswagen #siva #volkswagenautoeuropa #atualidade #maismobilidade #ambientes