O acompanhamento e a manutenção adequados do estado dos pneus dos veículos comerciais podem reduzir os custos em mais de 6.400 euros por ano para uma frota média de transporte (cerca de 40 veículos), segundo dados da Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos.
Ao monitorizar o estado dos pneus, é possível efetuar uma manutenção preditiva e antecipar as necessidades de cada um dos camiões de uma frota, antecipando assim eventuais problemas. De facto, é possível prolongar a vida útil dos pneus e poupar em peças sobresselentes, bem como evitar avarias causadas pelo desgaste dos pneus e outros possíveis imprevistos.
A monitorização traduz-se numa redução de até 70% das paragens inesperadas e da assistência na estrada causadas pelos pneus, como por exemplo os furos, que são detetados em 5% das inspeções preventivas efetuadas, evitando assim a imobilização do veículo com os correspondentes custos em tempo e dinheiro para a empresa.
Uma outra intervenção que pode gerar poupanças para os veículos profissionais é a raspagem dos pneus, uma operação de manutenção simples que pode permitir que o veículo percorra mais 25% de quilómetros em condições ótimas, melhorando a sua aderência e a evacuação da água, o que se traduz numa menor resistência ao rolamento e num menor consumo de combustível.
Da mesma forma, a substituição dos pneus para equilibrar o desgaste das rodas também pode prolongar a sua vida útil, aumentando até 20% o número de quilómetros que podem ser percorridos em boas condições e melhorando a sua aderência à estrada, reduzindo a distância de travagem.
Por conseguinte, a Euromaster recomenda que os pneus sejam controlados de três em três meses para evitar um desgaste excessivo e, em última análise, evitar custos mais elevados em peças e reparação.
#anecrarevista #euromaster #reparação #anecra #pneus #aftermarket #atualidade