ZF LANÇA O PRIMEIRO TRAVÃO DE ESTACIONAMENTO ELÉTRICO FRONTAL DA INDÚSTRIA

• ZF lança a primeira tecnologia travão de estacionamento elétrico frontal (EPB)
• O Travão de Estacionamento Elétrico Frontal é ideal para veículos mais pequenos e proporciona maior segurança e conforto

Friedrichshafen. A ZF lançou o primeiro Travão de Estacionamento Elétrico Frontal da indústria, alargando a gama de sistemas de Travão de Estacionamento Elétrico (EPB) a um maior número de veículos. Com esta solução, os fabricantes de automóveis podem agora equipar veículos mais pequenos com um sistema de travagem avançado e projetar o seu interior sem a clássica alavanca do travão de mão.

O que é hoje comum em veículos dos segmentos alto, médio e compacto graças a um travão de estacionamento elétrico (EPB), era anteriormente impossível para os designers de carros pequenos e muito pequenos: a eliminação da alavanca do travão de mão, muitas vezes volumosa, no habitáculo. Com a produção em série do primeiro EPB frontal da indústria, a ZF permite agora que esta tecnologia seja instalada em segmentos de automóveis mais pequenos. Por exemplo, a alavanca do travão de mão pode ser substituída por um interruptor compacto, criando mais espaço no interior do veículo. A produção em série está atualmente a decorrer na Coreia e na China.

Manfred Meyer, vice-presidente sénior de engenharia da Divisão de Segurança Ativa da ZF comentou: ” A tecnologia EPB frontal da ZF é uma verdadeira inovação da indústria. Mesmo os fabricantes de automóveis pequenos e muito pequenos podem agora utilizar o EPB com todas as suas vantagens. Os condutores beneficiam de maior segurança e de conforto melhorado.”
Funções melhoradas para automóveis de pequena dimensão graças ao EPB frontal da ZF
Para além da função clássica de travão de estacionamento, o EPB também facilita o arranque em subida, por exemplo, com a função Auto-Hold. No tráfego da cidade ou em engarrafamentos, o sistema de travagem também aumenta significativamente o conforto de condução graças à função stop-and-go. Além disso, a maior distribuição de carga estática no eixo dianteiro dá suporte a um aumento da segurança no estacionamento do veículo em declives escorregadios.

O EPB frontal da ZF elimina os componentes necessários para o funcionamento do travão de estacionamento manual nos tambores de travão traseiros e discos de travão e requer apenas pequenas modificações nas pinças de travão do eixo dianteiro, integrando os componentes eletrónicos e software necessários numa unidade de controlo ESC existente. Isto pode reduzir ainda mais o peso do sistema do veículo do travão de estacionamento manual traseiro.

“É mais um exemplo de como a ZF adapta a tecnologia que tem sido bem-sucedida no mercado a requisitos específicos dos veículos e do mercado. Desta forma, transferimos as vantagens do produto do travão de estacionamento elétrico para outros segmentos de veículos “, conclui Meyer.

Em 2001, a ZF foi pioneira com a tecnologia de travão de estacionamento elétrico no eixo traseiro e equipou, com este sistema, bem mais de 75 milhões de veículos que circulam nas estradas de todo o mundo.