Opinião – Eleições Anecra

ELEIÇÕES ANECRA MARÇO 2019

RENOVAR E ADEQUAR

NA CONVICÃO de que estamos na altura de reiniciar um novo ciclo na vida da Associação, este artigo resulta da reflexão que permite olhar para o futuro da Anecra numa perspetiva de renovação e reforço das principais linhas de orientaçã estratégica, que foram adotadas nos últimos anos, as quais permitiram  uma enorme recuperação financeira e um crescente aumento de representatividade, fruto de uma visão empreendedora e de investimento, não muito comuns em estruturas associativas.

MUDANÇA DE PARADIGMA

Com raras exceções, as Associações em Portugal foram perdendo a importância institucional que detinham e que resultava, principalmente, da notoriedade corporativa como eram encaradas e pela sua capacidade de influenciar os poderes instituídos. 

Naturalmente, o peso institucional e de loby que era um fator determinante para que as empresas, o considerassem como um valor acrescentado, e que, na sua perceção, só por essa razão se tornava indispensável pertencer a uma associação, tal deixou de ser visto como importante pela sua maioria, devido à falta de resultados palpáveis

O QUE ESPERAM HOJE OS ASSOCIADOS DA SUA ASSOCIAÇÃO?

A expectativa dos Empresários de hoje face á sua Associação, é completamente diferente. O que esperam dela, prende-se, acima de tudo, com as contrapartidas reais obtidas, através de um amplo apoio de consultoria adequado às suas necessidades diárias e, acima de tudo, que consigam obter vantagens económicas significativas, mercê de parcerias ou de projetos que lhes tragam vantagens, comparativamente com as ofertas disponíveis no mercado. No fundo, esperam passar a ser mais apoiados no seu negócio.

Por outro lado, também esperam que a sua Associação seja uma estrutura moderna, adaptada às novas realidades do mercado, que tenha capacidade de desenvolver fortes ações de marketing e comunicação (media e redes sociais), focadas no objetivo de dar voz às suas preocupações, e que, de uma forma indireta, consiga influenciar os poderes de decisão. Acreditamos, que será com esta visão do Movimento Associativo, que a próxima Direção da Anecra, será eleita no próximo dia 28 de março. 

* PRESIDENTE ANECRA