MERCADO DE USADOS | CHEGAM BONS SINAIS DA EUROPA

Alemanha e Áustria onde o comércio automóvel está a sair do bloqueio total causado pela pandemia Covid-19 estão a ver os usados a recuperar rapidamente à medida que os consumidores começam a comprar carros como uma espécie de auto compensação emocional após o duro período de bloqueio, de acordo com o mais recente relatório do Observatório INDICATA.

A Alemanha viu o seu mercado de usados recuperar para 90% dos volumes de Março e a Áustria 80% depois de o comércio automóvel ter aberto as portas novamente nos dias 20 e 14 de abril, respectivamente.  O crescimento mais significativo aconteceu no segmento de carros desportivos em ambos os países, à medida que os consumidores começam a comprar carros como uma espécie de auto compensação emocional pós-bloqueio.

Países que sofreram bloqueios parciais, como a Holanda, Suécia e a Dinamarca, registaram um retorno respectivamente de 90%, 98% e 102% dos volumes de vendas pré-bloqueio com base no aumento da atividade económica e da confiança dos consumidores.

No entanto, o Director Global do INDICATA, Andy Shields, faz questão de sublinhar, numa nota de cautela para os restantes mercados europeus, “As tendências que temos visto na Alemanha e na Áustria são muito positivas, mas podem não ser necessariamente extrapoladas para outros mercados com base em vários factores. Ambos são países ricos com economias resilientes e grandes reservas financeiras.”

O INDICATA ainda não registou movimento nos grandes mercados bloqueados de Itália, Espanha, França e Reino Unido. Em mercados mais pequenos como Portugal e Polónia, e em menor grau, a Bélgica, existem alguns sinais de retoma lenta da procura sustentada pelos canais online e pelas redes de contactos dos comerciantes.

Uma tendência notável é o crescimento da popularidade dos carros usados a gasolina, híbridos e elétricos em detrimento do gasóleo. Na Alemanha, a oscilação do gasóleo para a gasolina foi de 6,2%, na Polónia a oscilação foi de 9,8%. Entretanto, a Suécia registou um crescimento de 30% nos volumes híbridos e elétricos, contra uma redução de 2% nas vendas totais do seu mercado.

Aceda aqui ao relatório do Observatório INDICATA