EMPRESA CHINESA ANUNCIA TER DESENVOLVIDO BATERIA PARA VEÍCULOS ELÉCTRICO QUE DURA DOIS MILHÕES DE QUILÓMETROS

A empresa chinesa Contemporary Amperex Technology (CATL), a maior produtora de baterias do mundo, está pronta para produzir uma bateria para automóveis elécrticos que dura 16 anos e consegue acumular dois milhões de quilómetros de viagem.

A informação foi avançada no domingo pelo presidente da empresa, Zeng Yuqun, em entrevista à Bloomberg News, sem que tenha ainda sido dada qualquer informação sobre a marca que vá começar a utilizar estas novas baterias.

A CATL assinou em fevereiro uma parceria de dois anos com a Tesla para a produção de baterias para o Tesla Model 3, e é a fornecedora de baterias para os modelos eléctricos de marcas como a Volkswagen, a Volvo ou a BMW.

Na entrevista, Zeng Yuqun afirmou que a empresa está pronta a produzir caso surja alguma encomenda, adiantando que as novas baterias custam cerca de 10% mais que as utilizadas actualmente nos carros eléctricos.

A capacidade de manter uma bateria funcional na estrada durante 16 anos ou dois milhões de quilómetros é um avanço que pode ajudar a indústria dos carros eléctricos, tendo em conta que as baterias actuais garantem à volta de 150 mil quilómetros ou oito anos de utilização.