EUROPA QUERE TER EM 2024 UM MILHÃO DE POSTOS DE CARREGAMENTO ELÉTRICO PÚBLICOS

Segundo a Fleet Magazine, a Europa quer ter um milhão de postos de carregamento elétrico em 2024 e um total de três milhões de postos em 2029.

Este é o principal objetivo que os fabricantes automóveis, os ambientalistas e as organizações de defesa dos consumidores esperam ver cumprido pela União Europeia.

No âmbito da transição energética em curso, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), a Federação Europeia dos Transportes e do Ambiente (T&E) e a Organização Europeia dos Consumidores (BEUC) enviaram uma carta aos decisores europeus no sentido de estabelecerem objetivos (consoante os Estados membros) para o desenvolvimento das infraestruturas de carregamento elétrico.

Estabelecer metas ambiciosas envia uma mensagem aos consumidores de que o número de estações públicas de carregamento elétrico conseguirá acompanhar a crescente procura por veículos elétricos (VE) na Europa.

Mas não seriam apenas os consumidores os principais beneficiados. Também os operadores de rede, os operadores de infraestruturas de carregamento e empresas de transportes.

Mais, o estabelecimento destas metas levaria à criação de um milhão de empregos no continente europeu.

Alguns dos tópicos da carta

  • As metas devem ser ponderadas e específicas para cada Estado-membro, tendo em conta fatores como, por exemplo, a disponibilidade de carregamento privado;
  • O número de carregadores públicos deve aumentar em linha com o número de VE a circular nas estradas, diz a carta;
  • A União Europeia deve ir ao encontro das crescentes necessidades dos condutores de VE sem acesso a carregamento elétrico privado;
  • Devem ser estabelecidos objetivos rumo à instalação de carregadores ultrarrápidos em áreas urbanas;
  • Até 2029, devem ser instalados mil postos de carregamento de hidrogénio na Europa.

À Comissão Europeia foi também pedido que sejam implementadas políticas de melhoria dos métodos de pagamento, bem como uma maior transparência nas tarifas ou no sector da manutenção.

Oliver Zipse, presidente da ACEA, diz que o sucesso do esforço das marcas automóveis – que estão em constante superação e competição no lançamento de VE – depende e é até ameaçado pelo atraso na criação de uma infraestrutura de carregamento europeia capaz.

Monique Goyens, diretora geral do BEUC, vai mais longe: “carregar um carro elétrico deve ser tão fácil como abastecer um carro a gasolina”.

Já William Todts, diretor executivo da T&E, considera que o caminho rumo à eletrificação tem de ser feito o mais rapidamente possível.

#anecrarevista

#acea

#beuc