Vendas de Veículos Elétricos em agosto crescem 46,7%

Mesmo em tempo de férias, a Mobilidade Elétrica em Portugal não descansa! Durante o mês de agosto as vendas de Veículos Elétricos (VE), 100% elétricos (BEV), ou elétricos híbridos plug-in (PHEV), registaram um crescimento homólogo de 46.7% em agosto de 2021, enquanto que as vendas de veículos com motores de combustão interna (VCI), sejam a gasolina ou a gasóleo, acentuam ainda mais a queda verificada desde o mês de julho.

Desde o início do segundo trimestre deste ano que a tendência é só uma: aumentos homólogos sucessivos nas vendas dos veículos elétricos, sendo que no caso dos veículos híbridos plug-in essa tendência já vem desde o início do ano. Portanto, o caminho da Mobilidade Elétrica está a ser percorrido por cada vez mais pessoas, e isso são ótimas notícias, mesmo em época estival! Em agosto venderam-se um total de 1.956 veículos elétricos e eletrificados.

A expectativa do próximo mês é enorme, pois sabendo que se aproxima mais um final de trimestre e também com cada vez mais modelos de veículos ligeiros disponíveis no mercado, a escolha dos portugueses refletir-se-á para que até ao final do ano seja batido mais um record. Por enquanto, regista-se com agrado que um mês habitualmente calmo se tenha já transformado num caso de sucesso demonstrando que mesmo durante as férias existem mais veículos sem emissões a rolar pelas nossas estradas. Praticamente tivemos um aumento cerca de cinquenta por cento relativamente aos dois anos anteriores.

Oito meses consecutivos a superar os números dos anos anteriores é o resumo das vendas dos veículos plug-in. Apesar deste mês o aumento relativo ter sido inferior à categoria dos BEV, a tendência positiva continua a afirmar-se. Apenas em fevereiro houve vendas inferiores às mil unidades.

O somatório das duas categorias – BEV e PHEV -, mesmo durante o mês de agosto continua favorável e a deixar a fasquia em boa posição para o final do terceiro trimestre de 2021. Praticamente duas mil unidades vendidas.

Variação de Vendas de Veículos em Portugal 2020/2021 – Combustão Interna vs. Elétricos

Já são dois meses consecutivos em que os números das vendas de veículos alimentados por gasóleo e gasolina continuam a decrescer, e mais pertinente do que isso é o facto de a variação negativa ter aumentado, representando uma clara tendência na diminuição das vendas de veículos alimentados a combustíveis de origem fóssil. Os sinais para a indústria automóvel estão claros e a apontar para as decisões governamentais de nos próximos anos assistirmos à eliminação das vendas deste tipo de veículos.

No quadro abaixo registam-se dois factos interessantes. Continua a aumentar o valor da quota de mercado anual, já em 16,5% em 2021, e foi ultrapassada a fasquia dos vinte por cento na quota mensal, alcançando 24,1% neste mês de agosto. À data, é importante referir que a venda de veículos elétricos atingiu (praticamente) um quarto das vendas!

No gráfico seguinte assinala-se a tendência da transição tecnológica com a evidente confirmação das vendas dos veículos elétricos, e, simultaneamente, a diminuição das vendas de veículos com combustão interna.

Adicionalmente, se considerarmos apenas os Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), a discrepância nos meses de julho e agosto é ainda maior em relação aos Veículos com motor de Combustão Interna (VCI).

Vendas de Veículos Elétricos por tipo de Energia – agosto de 2021

Se considerarmos as motorizações alternativas, estas representam 42,19% em agosto de 2021, em detrimento das vendas de motorizações “tradicionais” – a gasolina e gasóleo. Bastante mais de 1/3 dos veículos ligeiros de passageiros vendidos em agosto de 2021 são movidos a energias alternativas. A meta dos cinquenta por cento fica mais próxima. De realçar que na categoria dos veículos 100% elétricos a quota de mercado ultrapassa pela primeira vez os dois dígitos, alcançando os 10.07%!

Se olharmos apenas para as motorizações alternativas, grande parte das vendas são referentes a Veículos 100% Elétricos (23,9%) e Veículos Híbridos Plug-In (33,3%, que representa 1/3 de todos os veículos movidos a energias alternativas vendidos este mês).

E por fim, se considerarmos apenas as categorias Veículos Elétricos (que consiste nos Veículos 100% Elétricos e Veículos Híbrido Plg-In), Híbridos Elétricos Convencionais e Híbridos Não Elétricos, os Veículos Elétricos representam a grande maioria, com 57,2% em agosto de 2021.

Marcas de Veículos Elétricos mais vendidos em Portugal em agosto de 2021

Em agosto, a Hyundai surge como a marca que mais vendeu veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos, com um total de 98 veículos, que a coloca assim na 5.ª marca mais vendida em Portugal desde janeiro de 2021.

Para além da Hyundai, nas marcas mais vendidas em agosto, temos a Tesla com 81, Peugeot com 66, BMW com 65 e a Ford com 49 veículos – mais uma marca que se estreia no top 5 de marcas mais vendidas em Portugal.

Na categoria dos veículos híbridos plug-in voltamos a ter o mesmo cenário do mês anterior: Mercedes-Benz, BMW e Volvo, quer nas vendas do mês de agosto, quer nas vendas do acumulado do ano de 2021.

Agosto trouxe a Peugeot para o terceiro lugar no acumulado das vendas BEV + PHEV, por troca com a Volvo que ocupou essa posição no mês anterior. No acumulado anual nada de novo nas cinco primeiras marcas.

A mudança está à vista, só não vê quem não quer.

A Mobilidade Elétrica não tirou férias em agosto e estes valores provam uma vez mais que os consumidores mudaram a sua preferência pelos veículos convencionais, e optam cada vez mais pelos veículos elétricos, seja por uma motivação económica – que existem várias relacionadas com os veículos elétricos – seja por uma motivação de proteção ambiental – que se torna, cada vez mais, algo que não pode ser ignorado.

Faça um test drive a um automóvel, motociclo, ciclomotor ou bicicleta elétrica e comprove por si mesmo todas as vantagens em optar por um meio de transporte com 0% de emissões, silencioso e suave.

Fonte: UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos

#anecrarevista #anecra #atualidade #maismobilidade #mobilidade #ue #uve #mobilidadeurbana #EVs #carregamentoelétrico #veículoselétricos #Sustentabilidade #veiculoseletricos