Observatório indicata: automóveis elétricos usados ganham força na europa e Diesel recuam
O mercado europeu de automóveis usados vive uma transformação significativa, com os veículos elétricos a bateria (BEVs) a consolidarem o seu ímpeto e a substituírem progressivamente os modelos a gasóleo. Esta é a principal conclusão do relatório de Junho de 2025 do Observatório INDICATA. Com um aumento expressivo nas matrículas de BEVs novos a impulsionar o mercado de usados, estes veículos ganharam quase um ponto percentual de quota de mercado só em Maio. Os BEVs ultrapassaram os híbridos plug-in (PHEVs) em segmentos-chave e superaram claramente os diesel no que diz respeito ao apelo entre os consumidores mais jovens.
Desde o início de 2025, os BEVs têm vindo a conquistar terreno de forma consistente no panorama europeu dos automóveis usados.
BEVs consolidam posição e a transição acelera
Na faixa etária dos 0 aos 2 anos, os BEVs representam agora a terceira maior fatia das vendas de automóveis usados, atrás apenas dos veículos a gasolina e dos Mild Hybrid. O mês de maio destacou-se com um desempenho particularmente forte, registando um ganho médio de quase um ponto percentual na quota de mercado na região. A Turquia foi o país onde se observou o maior aumento, com 1,4 pontos percentuais, atingindo 9,7% das vendas de BEVs jovens. A Suécia, por sua vez, inverteu a tendência de queda nas vendas deste segmento registada no início do ano, revelando uma mudança positiva na perceção dos BEVs. O aumento da disponibilidade de stock elétrico novo, após um ano de 2024 que se revelou dececionante, reanimou o interesse dos consumidores e a renovação das frotas.
No segmento intermédio, dos 3 aos 4 anos, os BEVs também ganharam tração, adicionando 0,8 pontos percentuais e alcançando 10,7% das vendas totais. Contudo, este segmento continua a ser dominado por modelos a gasóleo e híbridos plug-in. Os fabricantes premium desempenham um papel crucial no espaço dos PHEVs mais de 40% dos Volvo usados de idade intermédia são PHEVs, e mais de um em cada quatro Mercedes e mais de 20% dos BMW também. Mesmo a Porsche está a fazer avanços notáveis, com os Taycan elétricos a representarem mais de 25% das vendas de usados de idade intermédia da marca. Estes dados refletem uma crescente confiança dos consumidores nas opções eletrificadas do segmento premium e o êxito das marcas em desenvolver ofertas plug-in atrativas nos últimos anos.
Gestão de stock e estabilidade de preços
Após um volume de vendas excecional no primeiro trimestre de 2025, os níveis de stock aumentaram no segundo trimestre, levando a uma subida generalizada do Market Days Supply (MDS) na maioria dos tipos de combustível. As viaturas ligeiras comerciais elétricas (eLCVs) revelam-se particularmente lentas na rotação, com valores de MDS superiores a 180 dias no grupo etário mais jovem e uma média superior a 160 dias no geral, evidenciando desafios persistentes neste nicho de mercado.
Em contraste, os veículos ligeiros elétricos de passageiros registam agora uma média inferior a 100 dias de MDS, graças a um melhor equilíbrio entre oferta e procura, mesmo em mercados tradicionalmente mais resistentes aos elétricos, como a Polónia, onde os BEVs melhoraram quase 70 pontos de MDS desde Janeiro. Em termos de preços, a maioria dos mercados europeus demonstrou estabilidade em Maio, refletindo um comportamento de preços mais consolidado por parte dos retalhistas. O Reino Unido destacou-se pela volatilidade, embora atualmente esteja em fase de recuperação. A Dinamarca registou uma nova queda nos preços, devido à elevada proporção de BEVs, com uma perda de 0,6 pontos no índice de preços médios. Em contrapartida, os veículos a gasóleo mantiveram-se estáveis ou valorizaram-se na Dinamarca, Países Baixos e Suécia, devido à crescente escassez.
Modelos em destaque e perspetivas futuras
Os modelos MINI dominaram a lista dos mais rápidos a serem vendidos, com cinco modelos, incluindo o descapotável e o novo Aceman totalmente elétrico, a apresentarem valores de MDS excecionais. O Aceman liderou todos os BEVs com uns rápidos 32,4 dias. O novo Škoda Elroq também teve uma estreia auspiciosa, atingindo o top 3 na Dinamarca com notáveis 20,0 dias de MDS. O Tesla Model 3 continuou a destacar-se tanto na velocidade de rotação como no volume de vendas, reforçando o seu papel como principal impulsionador do desempenho dos BEVs usados.
O mercado europeu de automóveis usados está a avançar decididamente rumo à era elétrica, com os BEVs não só a crescerem em oferta, como também a conquistarem cada vez mais compradores, especialmente nos segmentos de viaturas mais recentes. Embora os modelos de combustão tradicionais, como os a gasóleo, continuem a ter o seu espaço, sobretudo nos stocks mais antigos, a sua supremacia de longo prazo continua a enfraquecer. À medida que as preferências dos consumidores evoluem e as cadeias de abastecimento se ajustam, o panorama aponta para um crescimento contínuo dos BEVs, uma procura robusta de PHEVs no segmento premium e dinâmicas de preços moldadas pelas condições locais e pelas tendências sazonais.
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