À medida que a tecnologia avança, as motos de MotoGP estão a tornar-se mais potentes e mais rápidas. Em 2019, Andrea Dovizioso foi medido a 356,7 km/h com a sua Ducati de 290 cv no GP de Itália em Mugello, estabelecendo um recorde de velocidade.
Quando os pilotos de MotoGP chegam a uma curva a mais de 300 km/h, é essencial terem um sistema de travagem fiável.
No entanto, para controlar esta potência, é necessária uma força de travagem equivalente, para que os pilotos possam abrandar a mota no ponto de travagem dentro de algumas décimas de segundo para a velocidade de curva desejada.
Embora os travões sejam livres, todos os concorrentes usam o mesmo material, o que não deixa de ser significante.
De acordo com os regulamentos do MotoGP, não há nenhuma obrigação de utilizar um sistema de travagem uniforme, mas em 2021, mais uma vez, todas as 22 motos em campo irão utilizar sistemas de travagem da Brembo.
Pelo quinto ano consecutivo, o fabricante italiano dota todas as equipas de MotoGP com a sua tecnologia de travagem.
Além da pinça do travão e das pastilhas, isto também inclui os discos de carbono, bem como as bombas de travão e embraiagem.
Em 2020, o grupo, fundado em Bérgamo em 1961, arrecadou 42 títulos de Campeonato do Mundo em várias categorias de desportos motorizados.
Desde a década de 1970, a Brembo conquistou um total de mais de 500 títulos do Mundiais, tornando-se o maior fabricante mundial de tecnologia de travão de disco, não só nas corridas.
Além de 56 títulos de Fórmula 1 e 62 títulos do Campeonato do Mundo de Superbike, este inclui numerosas vitórias em Fórmula E, Moto2, Moto3 e MotoE, bem como em automobilismo (GT, NASCAR, WRC).
O domínio do fabricante italiano nos travões da MotoGP começou cedo. De 1978 a 2001, foram ganhos 185 Grand Prix na classe de 500 com travões Brembo, mas o grande sucesso veio depois de 1995: O ano em que Mick Doohan celebrou o seu segundo título de 500 cc marcou o início de uma impressionante série de vitórias, porque a partir daí a Brembo ganhou todas as corridas.
A introdução da classe de MotoGP em 2002 também não mudou este domínio: todas as 329 corridas foram ganhas por motociclos equipados com travões Brembo.
As pinças mais recentes apresentam aletas de refrigeração, para melhor realizarem o seu trabalho que é, afinal, dissipar energia, transformando o movimento em calor através de fricção…
No total, os italianos participaram na vitória de 32 títulos do Campeonato do Mundo de Pilotos, bem como em 33 títulos de construtores.
A empresa está agora ativa em 14 países em três continentes. Além disso, detém as marcas Brembo, Breco, AP, Bybre, Marchesini e AP Racing.