Os construtores europeus estão atualmente a passar por desafios com que não contavam há uns anos atrás, e os avisos de alguns dos principais protagonistas são cada vez mais ‘audíveis’. Desta feita, foi a vez, de novo, do português Carlos Tavares, CEO da Stellantis, fazer um forte apelo à igualdade de condições entre os antigos e novos fabricantes de automóveis, chamando à atenção para o facto depois de um ‘qui pro quo’ verbal na imprensa com os políticos em França relativamente à expansão da produção do Peugeot e-208 elétrico em Espanha, após os líderes europeus abrirem as portas para Elon Musk. Tavares afirmou que é positivo o interesse dos governos na indústria automóvel nesta transição para veículos elétricos, mas é importante evitar a discriminação.
A Stellantis entrou em conflito com o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, por ter dado preferência à Espanha na expansão da capacidade do modelo elétrico mais vendido, o e-208, ao invés do fazer em França, mas Carlos Tavares contrapôs argumentando que todos os fabricantes devem competir em igualdade de condições e sugeriu que os concorrentes também fabricassem veículos elétricos em massa na França, numa ‘bicada’ direta à Tesla, pois Elon Musk tem sido recebido de braços abertos enquanto os governos europeus estão cada vez mais preocupados com o futuro dos empregos na indústria automóvel, uma vez que a transição para veículos elétricos requer menos trabalhadores.
A juntar a isto, fabricar versões totalmente elétricas de carros compactos é especialmente desafiador devido aos altos custos das baterias, que reduzem imenso as margens de lucro e as duas coisas juntas são uma ‘bomba relógio’ na indústria europeia.
Na semana passada, a Stellantis revelou detalhes de um veículo elétrico da marca Citroen que custará menos de 25.000 euros e será fabricado na Eslováquia. Elon Musk, CEO da Tesla, se encontrou com o presidente francês Emmanuel Macron e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni para discutir investimentos em novas fábricas de veículos elétricos e baterias.
A França e a Espanha estão à procura de expandir sua capacidade de produção de veículos elétricos e baterias. A VW anunciou planos para construir um centro de produção de veículos elétricos em Valência, enquanto a Tesla está também a discutir a construção de uma fábrica de baterias na região costeira de Valência, pois Musk tem tido problemas com a ua fábrica de Berlim, na Alemanha, que enfrenta resistência de grupos ambientalistas e burocracia alemã. Apesar de não precisar, para já, de uma nova fábrica para os carros que até aqui produz, a empresa parece estar já a preparar-se para uma nova geração de veículos elétricos de baixo custo. Basta recordar o facto de Musk ter dito recentemente que a Tesla pretende vender dois milhões de carros por ano e não será certamente tendo o seu carro mais barato nos 40.000€…
Texto original escrito pelo site AutoMais
#anecrarevista #psa #fca #stellantis #atualidade #maismobilidade #anecra #peugeot