Pneus que mudam de formato em andamento estão a ser desenvolvidos com base nas técnicas da arte japonesa da manipulação do papel.
Desde a invenção da roda que o homem se dedica a descobrir novas fórmulas, diferentes aplicações e novos materiais, mas ninguém arriscou a inovar o seu formato. Agora, os pneus podem deixar de ser apenas redondos, fruto dos avanços do projeto da Universidade Nacional de Seul, com o alto patrocínio da Hankook.
A fabricante sul-coreana de pneumáticos está a apoiar desde 2013 o desenvolvimento de um novo conceito de roda adaptável, que pode mudar de forma em andamento.
De acordo com os especialistas, o projeto baseia-se nas técnicas seculares de Origami, uma vez que, para assumir diferentes formatos, os vários componentes geométricos na roda dobram-se, como na arte tradicional japonesa da manipulação do papel.
Nos últimos anos, a equipa de engenheiros dedicaram-se a evoluir a escala do protótipo, passando dos pequenos carros telecomandados aos karts e, mais recentemente, aos modelos em tamanho real. De acordo com os testes realizados, cada roda pode suportar até uma tonelada de peso.
Sobre o seu funcionamento, sabe-se que integra um sistema eletrohidráulico que se ativa ao toque de um botão na consola central do veículo, iniciando a transformação do formato ao baixo (48 cm de largura e 46 cm de diâmetro), para o alto (22 cm de largura e 80 mm de diâmetro), ou vice-versa.
O processo demora apenas cinco segundos, por enquanto apenas a velocidades muito baixas.
A utilidade principal deste tipo rodas “mutantes” está nos modelos de todo-o-terreno e também nos rovers para exploração espacial, uma vez que conferem ao veículo uma grande liberdade de movimentos e toda a versatilidade decorrente do facto de poder modificar-se a altura ao solo de acordo com as exigências do terreno.
Fonte: Motor24
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