A saída do Grupo Volkswagen do criador da plataforma MEB, que serve de base aos eléctricos do grupo alemão, só podia causar alguma estranheza. Sobretudo agora que se começa a ver o (bom) resultado.
O até agora responsável máximo pela estratégia da Volkswagen, Michael Jost, abandonou o grupo alemão. A notícia tem interesse redobrado pelo facto de Jost ter assumido esta posição dentro do consórcio alemão em 2015, liderando desde então o desenvolvimento da plataforma MEB, que serve os modelos eléctricos mais relevantes da Volkswagen AG, em termos de vendas.
Apesar da saída de Jost acontecer no momento em que se começa a materializar todo o potencial da MEB, com os ID.3 e ID.4 já no mercado e muitos outros a caminho, com emblemas da Audi, Skoda, Cupra e Seat, a decisão parece ter sido tomada por motivos meramente pessoais. De acordo com a Reuters, o estratega da VW acusa o desgaste após 25 anos em que apenas viu a família ao fim-de-semana, período durante o qual trabalhou primeiro na BMW e depois na Skoda.
A VW não comentou a situação de Michael Jost, mas o seu antigo executivo tornou o tema público através das redes sociais. Segundo ele, a Covid-19 obrigou-o a trabalhar a partir de casa e mostrou-lhe que é possível conciliar família e trabalho, mas não numa marca de topo da indústria automóvel.
Jost trocou o Grupo VW pela Silent Yachts, o fabricante de iates eléctricos com o qual a VW está a conceber embarcações alimentadas por bateria, curiosamente recorrendo aos packs de baterias, motores e sistema de gestão de energia utilizados pela plataforma MEB. Afirma Jost que, depois dos carros eléctricos, agora é chegada a vez dos barcos eléctricos, admitindo que a náutica é uma paixão antiga e daquelas a que se pode dedicar com a família.
Fonte: Observador
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