Um bom gestor de frota deve ter capacidades e competências a vários níveis, entre elas, a capacidade de efetuar várias tarefas ao mesmo tempo (multi-tasking). Se pretende vir a desempenhar esta função, saiba o que o espera, nos próximos parágrafos, num artigo elaborado em parceria com o AvaliarCarro.com.
Conjugar vários interesses e necessidades
Conjugar e gerir diferentes interesses e objetivos: o que a empresa necessita (gestão de custos, economia de combustível), o que os fornecedores pretendem, o que os clientes exigem (prazos ou condições de entrega) ou o que os motoristas precisam (segurança, horários), tudo isto poderá ser um quebra-cabeças que exigirá, garantidamente algumas capacidades de negociação e planeamento.
Orientação por objetivos
O gestor deverá utilizar métricas que sejam bem mensuráveis para avaliar todo o desempenho da frota e, a partir daí, traçar objetivos. Deverá ser orientado por metas bem definidas, ponderando a produtividade da frota, o tempo de inatividade de cada veículo ou o controlo dos custos fixos e variáveis, e encontrando soluções para optimizar cada um deles.
Capacidade de tomar decisões rapidamente
No processo de gestão de frotas, a tomada de decisão é constante, quer se trate de assuntos de pequena importância, quer sejam questões globais. Constantemente chegam emails ou telefonemas com imprevistos a resolver, que requerem uma tomada de decisão rápida e eficaz.
Saber lidar com momentos de crise
Em caso de crise no mercado, como pode estar a acontecer com algumas frotas devido à pandemia, o gestor deve tomar algumas decisões referentes à gestão de custos. Existindo viaturas paradas, há que garantir que se mantêm nas melhores condições (pneus, bateria, entre outros), assim como, adiar reparações não urgentes, tais como falhas na pintura, de forma a racionalizar os gastos.
Ser adaptável à mudança
A gestão de frota muda todos os dias, por isso, o gestor deve ter uma boa capacidade de lidar com a mudança. As mudanças podem acontecer devido a vários fatores, como surgimento de novas tecnologias ou até mesmo, devido a necessidades de saúde pública (tal como está a acontecer atualmente, com os procedimentos de desinfeção para evitar a Covid-19).
Ter conhecimentos alargados sobre o setor e a indústria
O gestor de frota necessita de ser bom a resolver problemas constantemente. Para isso, deve manter um leque alargado de conhecimentos quer sobre o setor automóvel, quer sobre a indústria onde trabalha. Deve, também, estar a par das novas tendências no mercado, para se antecipar à mudança e planeá-la devidamente (em vez de ser ultrapassado pelas circunstâncias).
Lidar com tecnologias e estatísticas
Para além das capacidades interpessoais necessárias à função (respondendo a vários públicos com necessidades diferentes), o responsável pela frota deve ser, também, um perito em tecnologias e análise de dados estatísticos, de forma a concretizar uma gestão eficiente e rentável.
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Artigo elaborado através de parceria com o
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