Após um período em que a maioria dos veículos ficaram confinados devido a limitações de tráfego, é importante fazer uma verificação preliminar para verificar se o veículo está em perfeitas condições antes de conduzi-lo para o “novo normal”. Aqui ficam alguns pontos-chave para ajustá-lo no regresso à estrada:
Em primeiro lugar, dê uma vista de olhos nos seus pneus. Eles são o único ponto de contato com a estrada e devem ser verificados regularmente – a cada 28 dias ou durante os intervalos de inspeção de segurança – se o veículo estiver em funcionamento ou no modo de espera:
- Observa algum tipo de desgaste ou deterioração na borracha? Estão sobre poças de água ou outro líquido contaminante? Produtos químicos e solventes industriais, podem danificá-los seriamente. Se detetar esses contaminantes nos pneus, remova-os com bastante água e detergente neutro.
- De seguida, verifique se a pressão de ar é a adequada. Apesar de não serem usados, os seus pneus podem ter perdido muito ar durante este período.
- O próximo passo é limpar a fundo cada pneu. Pode ter-se acumulado poeira e outro tipo de sujidade e nenhum deles irá permitir que os seus pneus tenham o melhor rendimento.
- Sabe o que é o falso redondo flat spot? Os pneus têm «memória» e, se mantidos na mesma posição durante um longo tempo, sendo constituídos por borracha e materiais de reforço, existe a possibilidade de adotarem deformações localizadas na zona do piso, que podem levar a fenómenos de vibração.
- Dependendo de onde está e da sua rotina habitual, também deve pensar nos pneus de verão. O clima não é o mesmo desde que foi declarado o Estado de Emergência, em março. Se normalmente usa pneus diferentes para as estações quente e fria, é hora de fazer a alteração.
Travões, motor, luzes…. Verifique o resto do seu veículo
Além dos pneus, é recomendável verificar outras peças que possam ter sido afetadas após tantos dias sem funcionamento:
- É importante que verifique se os travões não corroeram e não estão a travar, que a bateria não está descarregada (uma das causas mais comuns de avarias) e que as luzes continuam a acender e a apagar de forma correta.
- O ideal seria que tivesse enchido os reservatórios com líquido – incluindo óleo, óleo dos travões e líquido de lavagem do para-brisa – antes do confinamento. Senão, agora é hora de o fazer.
- Também é uma boa oportunidade verificar como está tudo por baixo do capot, especialmente se o veículo estiver estacionado do lado de fora. Um período de tempo prolongado sem uso pode ser aproveitado por animais abandonados ou para nidificar no caso de alguns insetos, como as vespas.
Em caso de dúvida, pergunte a um profissional
Seguir estas diretrizes simples irá ajudar a verificar se o seu veículo está pronto para regressar à estrada. Se tiver alguma dúvida sobre o estado do seu veículo, não hesite em entrar em contato com um profissional para aconselhá-lo. A segurança é o melhor companheiro de viagem.