O compressor é talvez, o elemento mais importante de um sistema de A/C e juntamente com a válvula de expansão, evaporador e condensador formam o ciclo básico do sistema de refrigeração.
Abertura do Compressor.
Além da função de circulação do gás no sistema, tem como finalidade comprimir o gás refrigerante que foi absorvido na forma gasosa à baixa pressão, libertando-o na forma gasosa à alta pressão, através de pistões, palhetas ou espiral internos.
Sujidade visível no interior do compressor. Contaminação da válvula de pressão.
As avarias mecânicas podem surgir e o lubrificante é um elemento essencial para que o compressor se mantenha em movimento, o óleo normalmente não sofre desgaste, mas quando começa a ficar muito escuro, com impurezas, existe a possibilidade de provocar uma avaria compressor e consequentemente em todo o sistema de refrigeração.
Óleo escuro, o que indica muita sujidade dentro do circuito.
Iremos mencionar os 5 motivos mais comuns que podem originar a mudança de cor ou desgaste do óleo:
- Falta de lubrificação, ou quantidade incorreta consoante a recomenda pelo fabricante do compressor.
- Circuito contaminado, a presença de humidade, dá origem que o óleo contaminado circule e perca as suas características principais, ao circular livremente pelo resto do circuito vai danificar o compressor, levando à avaria do ar condicionado do seu carro.
- Entupimentos no circuito AC, uma carga excessiva de óleo pode entupir o condensador, a válvula de expansão, ou bloquear o compressor.
- Falta de ventilação ou ventilação incorreta no radiador AC (condensador) que geram sobreaquecimento no seu interior.
- Periféricos do circuito AC com anomalia, que obrigam o compressor a trabalhar excessivamente e por vezes sem desligar.
A RPL Clima disponibiliza uma vasta gama de soluções para Climatização Automóvel, recebendo a confiança dos grandes fabricantes de compressores e lubrificantes, como a DENSO, SANDEN, DELPHI e ERRECOM, para mais informações visite o nosso site.
Fonte: RPL Clima
#anecrarevista #reparação #rplclima #arcondicionado #lubrificantes #aftermarket #atualidade